Janeiro registra recorde de novas empresas, afirma Serasa Experian

Montante é 8,8% maior que em 2013; MEIs são maioria com participação de 74,2% no total de novas empresas

No primeiro mês de 2014, o total de novos empreendimentos criados – 160.348 – foi recorde histórico. Segundo o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, a quantidade de novas empresas constituídas (160.348) representou um aumento de 8,8% comparado com o montante de novos empreendimentos registrados em janeiro de 2013 (147.337), atingindo o maior valor da série histórica, iniciada em 2010, para um mês de janeiro.

Desde o início da série histórica, em 2010, houve um aumento de 120,5% na quantidade de empresas criadas no primeiro mês do ano. De acordo com os economistas da Serasa Experian, o resultado obtido em janeiro de 2014 é reflexo da crescente formalização dos negócios no Brasil, sobretudo dos microempreendedores individuais.

Prova disto é que o crescimento anual de 8,8% do número de novas empresas criadas em janeiro/14 foi registrado apenas neste segmento – mais uma vez os Microempreendedores Individuais (MEIs) saíram na frente, com 119.019 novas empresas, contra 100.215 em janeiro de 2013 (aumento de 18,8%). Já as Empresas Individuais registraram redução de 18,0% comparando o mesmo período nos dois anos (15.115 em 2014 contra 18.432 em 2013). As Sociedades Limitadas registraram 17.488 empresas em janeiro, contra 20.668 no mesmo mês de 2013 (queda de 15,4%).

Nascimento de Empresas por Natureza Jurídica

Segundo o levantamento, das 160.348 novas empresas criadas em janeiro de 2014, 74,2% do total (119.019) foram de Microempreendedores Individuais (MEIs), 9,4% (15.115) foram de Empresas Individuais, 10,9% (17.488) foram de Sociedades Limitadas e, por fim, 5,4% do total (8.726) foram de empresas de outras naturezas jurídicas.

As MEIs vêm registrando aumento crescente desde o início da série histórica do Indicador – em apenas quatro anos, passaram de pouco mais de um quarto do total de novos empreendimentos (25,2%, em 2010) para quase três quartos deste total.

Nascimento de Empresas por Região

O Sudeste registrou o maior número de empresas abertas em janeiro deste ano, com 50,4% do total, tendo 80.793 novas empresas. O segundo lugar, com 19,5% do total e 31.220 empresas, foi ocupado pela Região Nordeste. Em terceiro lugar ficou a Região Sul, com 15,5% do total (24.816 novas empresas), seguida pelo Centro-Oeste, com 14.912 empresas (9,3% do total). A Região Norte ocupou o quinto lugar, com 5,4% do total e 8.607 novas empresas.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, a Região Sudeste registrou o maior aumento no nascimento de empresas no primeiro mês de 2013 (alta de 11,2%), seguida de Nordeste (crescimento de 8,8%), Norte (com 6,1%), Centro-Oeste (com 5,5%) e Sul (4,6%).

Nascimento de Empresas por Setor

O setor de serviços continua sendo o mais atrativo para os empresários: em janeiro, foram 95.056 novas empresas, equivalente a 59,3% do total. Em seguida, surgiram 49.393 empresas comerciais (30,8% do total) e, no setor industrial, foram abertas 13.278 empresas (8,3% do total) neste mesmo período.

Ao longo destes últimos quatro anos, tem crescido a participação das empresas de serviços no total de empresas que nascem no país. Esta participação aumentou 6,1 pontos percentuais entre janeiro de 2010 (53,2% do total) e janeiro de 2014 (59,3% do total).

Por outro lado, a participação do setor comercial de empresas que surgem no país tem recuado nestes últimos anos (de 35,3% em janeiro de 2010 para 30,8% em 2014), ao passo que a participação das novas empresas industriais vem se mantendo estável, variando pouco – de 7,6% no primeiro mês de 2010 para 8,3% em 2014.

Metodologia do estudo sobre Nascimento de Empresas

Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing , identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

#  #  #