Demanda do consumidor por crédito avança 6,9% em fevereiro na quinta alta interanual seguida, revela Serasa Experian

Baixa renda acumula maior expansão na procura por crédito no primeiro bimestre

De acordo com Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que procurou crédito em fevereiro de 2013 avançou 6,9% em relação mesmo mês do ano passado. Foi a quinta alta seguida neste critério de comparação (variação interanual) após a demanda do consumidor por crédito ter registrado quedas em 10 dos 11 meses compreendidos entre novembro de 2011 e setembro de 2012.

O processo de reativação da demanda do consumidor por crédito, do qual o resultado de fevereiro/13 foi mais um exemplo, relaciona-se com a atual tendência de diminuição dos níveis de inadimplência e com as taxas de juros mais baixas. Também reflete, conforme os economistas da Serasa Experian, o bom momento ainda vivido pelo mercado de trabalho, apesar do fraco desempenho da economia brasileira em termos de crescimento econômico.

Na comparação com janeiro/13, o menor número de dias úteis em fevereiro/13, por conta do feriado de Carnaval, fez com que a procura do consumidor por crédito recuasse 13,0% .

Análise por região

No mês de fevereiro de 2013, as altas interanuais da demanda do consumidor por crédito foram puxadas pelas regiões Norte (crescimento de 13,2%) e Nordeste (expansão de 11,0%). Com este resultado, estas regiões acumularam as maiores variações positivas nas demandas dos seus consumidores por crédito durante o primeiro bimestre de 2013: Norte (+19,3%) e Nordeste (+15,3%).

As regiões Sul e Sudeste registraram, em fevereiro/13, crescimentos das demandas dos consumidores por crédito de 7,0% e 5,7%, respectivamente, na comparação com fevereiro/12.

O menor crescimento da procura por crédito foi registrado pelos consumidores do Centro-Oeste com alta de apenas 2,2% em fevereiro/13, acumulando 4,7% no primeiro bimestre de 2013.

110320131

Análise por classe de renda pessoal mensal

Em fevereiro/13, comparativamente a fevereiro/12, todas as faixas de rendimento mensal registraram crescimento nas demandas por crédito, sendo que os maiores avanços concentraram-se nas camadas inferiores de rendimento mensal. Neste sentido, houve alta de 12,5% para os consumidores que ganham até R$ 500 mensais; 8,9% para os consumidores que recebem entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais; e avanço de 5,3% para os consumidores cujo rendimento mensal encontra-se entre R$ 1.000 e R$ 2.000.

No acumulado do primeiro bimestre, estas três mesmas faixas de renda concentram os maiores aumentos em termos de demanda dos consumidores por crédito: altas de 15,6%, 11,8% e 8,0%, respectivamente.

Já os consumidores que possuem rendas mensais mais elevadas estão registrando crescimentos interanuais menos expressivos em termos de demanda dos consumidores por crédito: altas de 2,9%, 1,7% e 2,8% no mês de fevereiro/13 para os consumidores que ganham entre R$ 2.000 e R$ 5.000; R$ 5.000 e R$ 10.000; e mais de R$ 10.000, respectivamente.

110320132

A série histórica deste indicador está disponível em

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com