Endividamento do brasileiro reduz otimismo do varejo para o Dia dos Namorados, revela pesquisa Serasa Experian

Pesquisa com 1.013 executivos do varejo apura que os atuais estímulos ao consumo ainda não chegaram integralmente ao mercado

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Namorados 2012 apresenta uma parcela menor de varejistas otimistas com a data. Este ano 49% dos entrevistados apostam em aumento de faturamento na data, contra 57% em 2011. O resultado também é inferior ao verificado no Dia das Mães deste ano, que foi de 56%. No Dia dos namorados 2009, ano da crise financeira americana, os otimistas com esta data eram 30%.

Para o Dia dos Namorados 2012, 36% dos varejistas opinam que seu faturamento repetirá o de 2011 e 15% acreditam em queda. A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Namorados 2012 entrevistou 1.013 empresários e executivos do varejo e foi a campo de 14 a 18 de maio de 2012.

30052012

Análise por porte

As grandes empresas do varejo são as mais otimistas sobre o aumento de seu faturamento na data, de acordo com 63% de seus empresários. Nas médias, essa opinião é compartilhada por 56% de seus entrevistados, e nas pequenas por 48%.

Análise por Região

Dos varejistas da região Norte, 61% estão otimistas com seu faturamento neste Dia dos Namorados. Na sequência, na ordem dos mais para os menos otimistas, estão os da região Centro-Oeste (57%), Nordeste (50%), Sudeste (48%) e Sul (43%).

Presentes

Para os varejistas, neste Dia dos Namorados, 27% dos presentes serão roupas, sapatos e acessórios; 20% celulares e smartphones; 20% perfumaria e cosméticos; 12% flores; 6% chocolates e doces; 6% joias e relógios; 4% eletrônicos; 1% produtos de informática; 1% eletrodomésticos; 1% refeição em restaurante e na categoria ‘outros’, 2%.

No Dia dos Namorados 2011, os presentes ofertados foram: 29% roupas, sapatos e acessórios; 19% celulares e smartphones; 22% perfumaria e cosméticos; 12% flores; 6% chocolates e doces; 5% joias e relógios; 3% eletrônicos; 1% eletrodomésticos; 1% refeição em restaurante; 1% títulos em Blu ray, DVD e CD e viagem 1%.

Gasto médio

Neste Dia dos Namorados, os gastos médios com presentes serão 22% até R$ 50; 40% de R$ 51 a R$ 100; 26% de R$ 101 a 200; 8% de R$ R$ 201 a R$ 300; 3% de R$ 301 a R$ 500 e 1% mais de R$ 500. O ticket médio deve ser de R$ 128.

No Dia dos Namorados 2011, os gastos médios foram: 27% até R$ 50; 39% de R$ 51 a R$ 100; 25% de R$ 101 a R$ 200; 6% de R$ 201 a R$ 300; 2% de R$ 301 a R$ 500 e 1% mais de R$ 500.

Composição das vendas

Na opinião dos varejistas, no Dia dos Namorados 2102 48% das compras serão à vista e 52% a prazo. Na mesma data de 2011, essa composição era de 46% à vista e 54% a prazo.

Meios de pagamento

O pagamento das compras à vista no Dia dos Namorados 2012 será 41% em dinheiro; 25% em cartão de crédito; 20% em cartão de débito; 12% em cheque; 1% em cartão da loja e 1% em outros. As compras a prazo contarão com a seguinte distribuição em relação aos meios de pagamento: 49% em cartão de crédito parcelado; 22% com cheque pré-datado; 21% em financiamento ou crediário; 3% com cartão de débito parcelado; 2% com cartão da própria loja parcelado; e, na categoria ‘outros’, 3%.

No Dia dos Namorados 2011, as compras à vista foram pagas 38% em dinheiro; 26% em cartão de crédito; 19% em cartão de débito; 15% em cheques; 1% cartão da própria loja e 1% outros. Nas compras a prazo foram: 51% em cartão de crédito parcelado; 25% cheque pré-datado; 17% financiamento ou crediário; 3% cartão de débito parcelado; 2% cartão da própria loja parcelado e ‘outros’ 2%.

Número de parcelas

No Dia dos Namorados 2012, o cheque pré-datado será parcelado em até quatro vezes. O cartão de crédito e o financiamento ou crediário em até seis parcelas. Não houve mudança em relação à mesma data de 2011.