Busca das empresas por crédito cresce 7,9% em julho, revela indicador da Serasa Experian

INDICADOR SERASA EXPERIAN DE DEMANDA DAS EMPRESAS POR CRÉDITO - JULHO 2012

Alta de julho foi puxada pelas micro e pequenas empresas. Destaque para o setor de serviços. As regiões menos desenvolvidas registraram as maiores expansões

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito, a quantidade de empresas que procurou crédito cresceu 7,9% em julho/12 em relação a junho/2012. Este crescimento, porém, não compensa integralmente a queda de 8,7% registrada em junho/12 na comparação mensal.

Em relação ao mesmo mês do ano passado (julho/11), a demanda das empresas por crédito em julho/12 foi 3,0% inferior. No acumulado do ano (janeiro a julho de 2012), a busca das empresas por crédito registra variação negativa de 1,0% frente aos primeiros sete meses do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta na demanda, verificada em julho, se deve a expectativa da consolidação de trajetória um pouco mais acelerada para o crescimento econômico brasileiro, bem como da paulatina redução dos níveis de inadimplência tanto das empresas quanto dos consumidores. Os economistas apontam ainda que as incertezas quanto à conjuntura internacional têm desfavorecido a busca das empresas por crédito, levando a um fechamento negativo na análise sete meses. Esse cenário deverá se reverter gradativamente no decorrer deste segundo semestre.

Análise por porte

As micro e pequenas empresas expandiram sua busca por crédito em 8,5% no mês de julho/12 em relação a junho/12. As médias e grandes empresas tiveram comportamento diverso: as primeiras recuaram 1,0% na sua demanda por crédito em julho/12, e as segundas mantiveram estáveis seus níveis de busca por crédito na passagem de junho/12 para julho/12.

200820121

Em comparação com o mesmo mês do ano passado, a demanda das micro e pequenas empresas por crédito acusou recuo de 3,8% em julho/12. Já nas médias empresas houve avanço de 11,1% e nas grandes de 11,5%, sempre neste mesmo critério de comparação.

No acumulado do ano as grandes empresas estão na liderança da busca por crédito: alta de 14,9% de janeiro a julho de 2012 frente ao mesmo período de 2011. Nas médias a alta registrada foi de 10,9%, e nas micro e pequenas empresas constatou-se recuo de 1,8% na demanda por crédito durante os primeiros sete meses de 2012.

Análise por setor

As empresas de serviços foram o destaque em termos de avanço da demanda por crédito no mês de julho/12, com alta de 11,2% frente ao mês imediatamente anterior. Nas empresas de comércio, a alta foi de 5,3% e nas industriais, o crescimento foi de apenas 3,8% na comparação mensal.

Durante os primeiros sete meses de 2012, as empresas de serviços exibiram o único crescimento positivo em termos de demanda por crédito: alta de 1,4% frente ao período de janeiro a julho de 2011. As empresas industriais acusaram queda 1,0% neste mesmo critério de comparação, ao passo que as empresas comerciais recuaram suas demandas por crédito em 3,0% durante o período acumulado de janeiro a julho de 2012.

200820122

Análise por região

As regiões menos desenvolvidas registraram as maiores expansões em termos de demanda por crédito por parte de suas empresas durante o mês de julho/12. Na Norte houve avanço de 10,5% frente a junho/12; na Nordeste alta de 8,9% e na região Centro-Oeste a alta foi de 8,7% na comparação mensal. Na Sudeste houve avanço de 7,6%, e na Sul de 6,8% durante o mês de julho/12.

Também no acumulado do ano as duas regiões menos desenvolvidas estão exibindo variações mais positivas no crescimento das demandas das suas empresas por crédito: alta de 2,1% na Norte e de 0,1% na Nordeste frente ao período acumulado de janeiro a julho de 2011. Na Sul, há estabilidade e nas regiões Centro-Oeste e Sudeste os recuos registrados foram de 0,4% e de 2,2% nas demandas das empresas destas regiões por crédito.

200820123

A série histórica deste indicador está disponível em

Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CNPJs – cerca de 1,2 milhão –, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com