Somente o segmento de material de construção registrou queda de movimento em março
De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em todo o país avançou 1,0% em março/12, já descontadas as influências sazonais, recuperando-se parcialmente das quedas de 2,0% e de 0,2%, observadas em janeiro e fevereiro, respectivamente.
Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve crescimento de 8,1% do movimento do varejo em março deste ano. O fato do feriado móvel do carnaval ter caído, no ano passado, em março, reduziu a base de comparação. No acumulado do primeiro trimestre de 2012, a atividade varejista cresceu 6,6% em relação ao mesmo período do ano passado, desacelerando em relação à taxa de 6,9% observada no último trimestre de 2011. Vale notar que esta taxa de crescimento anual de 6,6% verificada no primeiro trimestre de 2012 é a mais baixa desde o terceiro trimestre de 2009.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a desaceleração da atividade varejista neste primeiro trimestre do ano é ainda fruto do aumento da inadimplência ocorrido desde o início do ano passado. Isto tem levado, por um lado, os consumidores a priorizarem a quitação de dívidas e, por outro, a uma postura mais seletiva por parte dos agentes financeiros, apesar das sucessivas reduções na taxa básica de juros (taxa Selic) que têm sido promovidas pelo Banco Central.
Na abertura setorial do indicador, apenas o segmento de material de construção registrou queda de atividade no mês de março/12 (recuo de 0,2% no movimento dos consumidores). Todos os demais cinco ramos varejistas acusaram crescimento no mês passado, com destaques para o setor de veículos, motos e peças (alta de 2,4% em relação a fevereiro/12) e para o de móveis, eletroeletrônicos e informática (expansão de 2,1%).
A série histórica deste indicador está disponível em
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/atividade_comercio.htm
Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
www.serasaexperian.com.br
Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com
# # #