Qualidade de crédito das empresas ficou estável no 1º trimestre de 2011, revela indicador Serasa Experian

Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas – 1º Trim2011

Micro e pequenas empresas registraram a melhor qualidade de crédito desde 2007

O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas, que avalia numa escala de 0 a 100 a qualidade de crédito do setor produtivo – quanto maior, melhor a qualidade de crédito e, portanto, menor é a probabilidade de inadimplência – ficou estável no primeiro trimestre de 2011, mantendo o patamar de 95,7 verificado no último trimestre de 2010.

270420111

Segundo os economistas da Serasa Experian, os efeitos favoráveis do crescimento econômico sobre o risco de crédito das empresas acabou sendo neutralizado pelas elevações da taxa Selic, as quais atingiram de maneira adversa o custo de financiamento das empresas.

Análise por Porte

Na segmentação por porte do Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas, houve queda de 98,4 (4º trim.10) para 98,3 (1º trim.11) no indicador das grandes empresas, ao passo que nas médias empresas o indicador manteve-se estável em 98,4 na passagem do último trimestre de 2010 para o primeiro de 2011. Já para as micro e pequenas empresas, o indicador elevou-se de 95,5 para 95,6, registrando o maior nível de toda a série histórica, iniciada em 2007.

O maior direcionamento da atividade das micro e pequenas empresas ao mercado doméstico, em expansão, e a baixa dependência ao cenário internacional, ainda bastante volátil em boa parte do ano passado, estão entre os fatores que justificam a melhora mais acentuada na qualidade de crédito das micro e pequenas empresas ao longos destes últimos trimestres.

270420112

Entretanto, quando comparamos a qualidade de crédito das empresas por porte, notamos que as micro e pequenas empresas, apesar desta evolução recente mais favorável, continuam exibindo maior risco de inadimplência comparativamente às empresas de maior porte.

270420113

Análise Setorial

A qualidade de crédito das empresas melhorou apenas no setor comercial durante o primeiro trimestre de 2011: o indicador deste setor cresceu 0,1%, atingindo o patamar de 94,9. Já nos setores industrial e de serviços os indicadores de qualidade de crédito mantiveram-se estáveis em 94,5 e 96,3, respectivamente.

A forte expansão do consumo doméstico vem favorecendo a melhora de geração de caixa e, por tabela, a qualidade de crédito das empresas do varejo ao longo dos últimos trimestres. Todavia é o setor de serviços, comparativamente aos demais setores, que ainda continua na liderança do menor risco de crédito empresarial.

270420114

Análise por Região

No 1º trimestre de 2011, todas as regiões geográficas do país, com exceção da região Sul, mantiveram estáveis as qualidades de crédito de suas empresas. A queda ocorrida na qualidade de crédito das empresas da região Sul foi de -0,1%, passando para 95,7 no 1º trimestre de 2011.

Contudo, as regiões de renda per capita mais elevada continuam à frente em termos de qualidade de crédito de suas empresas, inclusive a região Sul, apesar do recuo verificado no 1º trimestre deste ano.

270420115

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas avalia, trimestralmente, o risco de crédito das empresas. É construído a partir dos ratings atribuídos a cerca de 450 mil pessoas jurídicas, constantes da base de dados da Serasa Experian, com base nos modelos internos de avaliação de risco de crédito. O indicador varia numa escala de 0 a 100 e quanto maior, melhor é a qualidade do crédito (menor é a probabilidade de inadimplência). É segmentado por região geográfica, porte e setor econômico.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com