Demanda do consumidor por crédito cai pelo segundo mês seguido, aponta Serasa Experian

Somente a baixa renda aumentou sua procura por crédito em julho

De acordo com Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que procurou crédito caiu 1,2% em julho na comparação com o mês imediatamente anterior (junho/11), a segunda queda mensal consecutiva deste indicador. Na comparação com o mesmo mês do ano passado (julho/10), a demanda do consumidor por crédito aumentou 9,3%, a segunda menor taxa de crescimento em treze meses. No acumulado do ano, a busca do consumidor por crédito foi 13,0% superior ao verificado entre janeiro e julho de 2010.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o fato da demanda do consumidor por crédito ter recuado, em julho, pelo segundo mês consecutivo é um sinal de que o atual ciclo de aperto monetário (aumento dos juros e a adoção de medidas macroprudenciais de restrição ao crédito) deverá produzir menor ritmo de expansão do crédito ao consumidor ao longo da segunda metade deste ano.

Análise por classe de renda pessoal mensal

100820111

Excetuando-se os consumidores de baixa renda (que ganham até R$ 500 por mês), que cresceram em 0,5% a sua demanda por crédito em julho, todas as demais camadas de renda reduziram suas procuras por crédito no mês passado. A maior queda foi verificada pelos consumidores que ganham entre R$ 1.000 e R$ 2.000 por mês (recuo de 1,5%) e a menor queda foi observada pelos consumidores cuja renda mensal situa-se entre R$ 5.000 e R$ 10.000 (queda de 1,0%).

No acumulado dos primeiros sete meses do ano, os consumidores que ganham até R$ 500 por mês lideram a busca por crédito em 2011: a expansão registrada por esta classe de renda é de 31,1%. Em segundo lugar, aparecem os consumidores que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês, com alta de 18,0%.

Por sua vez, o menor ritmo de crescimento da demanda por crédito foi registrado pelos consumidores cuja renda mensal situa-se entre R$ 1.000 e R$ 2.000: alta de apenas 7,2% em relação aos primeiros sete meses de 2010.

Análise por região

A única região que acusou crescimento na demanda dos seus consumidores por crédito em julho foi a Centro-Oeste (alta de 1,3%). Na região Norte houve estabilidade no mês passado e nas demais regiões foram registradas quedas nas procuras dos seus consumidores por crédito, sendo que as maiores delas ocorreram no Sul (-1,7%) e Sudeste (-1,8%).

No acumulado do ano, isto é, comparativamente ao período compreendido entre janeiro de julho de 2010, os consumidores do Nordeste lideram a busca por crédito (alta de 17,0%). Já as regiões Sudeste e Centro-Oeste estão praticamente empatadas na segunda posição da procura de seus consumidores por crédito (altas de 12,9% no Sudeste e de 13,0% no Centro-Oeste).

A última colocação fica com os consumidores da região Sul com alta de 10,4% na busca por crédito em relação aos primeiros sete meses do ano passado.

100820112

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis. Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com