Atividade do comércio registrou suave desaceleração no primeiro semestre, revela Serasa Experian

Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Junho/2011

Material de construção foi o destaque no primeiro semestre de 2011

A atividade do comércio encerrou o primeiro semestre de 2011 em suave desaceleração. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em todo o país cresceu 9,6% no acumulado dos seis primeiros meses deste ano comparativamente ao mesmo período do ano passado. Esta taxa foi menor que a alta de 10,0% verificada no segundo semestre de 2010 (frente ao mesmo período de 2009) e menor também que o avanço de 10,7% exibido pela comparação anual entre o primeiro semestre de 2010 frente aos primeiros seis meses de 2009.

O segmento de material de construção foi o que mais expandiu seu movimento no primeiro semestre de 2011: alta de 12,8% frente aos seis primeiros meses de 2010. Em seguida vieram os segmentos de móveis, eletrônicos e informática (+9,3%) e combustíveis e lubrificantes (+8,5%). Somente os segmentos de tecidos, vestuário, calçados e acessórios encerrou o semestre com queda (-0,9%).

050720111

Em relação ao mês imediatamente anterior, a atividade varejista em junho último ficou estável, na comparação livre das influências sazonais. Quatro segmentos exibiram queda mensal em junho/11 frente o mês de maio/11: combustíveis e lubrificantes (-0,2%), veículos, motos e peças (-2,5%), tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,3%) e material de construção (-2,8%). Apenas dois segmentos exibiram variação positiva no mês passado: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (+0,7%) e móveis, eletroeletrônicos e informática (+0,1%).

De acordo com os economistas da Serasa Experian, apesar do aumento dos juros e das medidas de restrição ao crédito adotadas pelo Banco Central a partir do final do ano passado, o bom momento vivido pelo mercado de trabalho conseguiu sustentar um desempenho bastante favorável para a atividade varejista neste primeiro semestre. No entanto, a estabilidade observada no mês de junho em relação a maio é um prenúncio de que no segundo semestre de 2011, a desaceleração da atividade varejista deve se intensificar, tendo em vista a continuidade do movimento de elevação da taxa de juros e a perspectiva de moderação do ritmo de crescimento econômico.

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.  As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com