Demanda das empresas por crédito tem crescimento nulo em 2013, aponta Serasa Experian

Grandes empresas dominaram a demanda por crédito no ano passado

C onforme apurou oIndicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, houve crescimento nulo da procura empresarial por crédito em 2013 na comparação com o ano de 2012. Apesar deste crescimento ter sido nulo, o resultado foi melhor que a queda de 5,2% apresentada pela demanda empresarial por crédito verificada em 2012 (veja quadro abaixo).

220120131

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a continuidade das sucessivas elevações da taxa básica de juros (taxa Selic), provocando o encarecimento do crédito corporativo, e as incertezas quanto ao cenário econômico doméstico impediram melhor desempenho da procura das empresas por crédito em 2013.

Análise por porte

No ano de 2013, as grandes empresas exibiram o melhor desempenho em termos de demanda por crédito: alta de 18,0% frente 2012. As médias empresas apresentaram crescimento de 3,8% no acumulado do ano de 2013. E, por fim, o ano de 2013 registrou queda 0,5% na busca das micro e pequenas empresas por crédito.

220120132

Análise por setor

Em 2013, dois dos três setores econômicos pesquisados exibiram avanços nas suas demandas por crédito: variações acumuladas de 3,5% nas empresas de serviços e de 1,6% nas empresas industriais. Apenas as empresas comerciais acusaram queda em suas demandas por crédito no ano de 2013: recuo de 3,2% frente ao ano de 2012.

220120133

Análise por região

Os melhores desempenhos de 2013 na busca empresarial por crédito ocorreram nas regiões Centro-Oeste (alta de 1,6%) e Norte (alta de 1,3%). No Nordeste o avanço foi de 0,6% e no Sudeste de 0,1%. Apenas a região Sul registrou queda na demanda das empresas por crédito em 2013: recuo de 1,7% em comparação a 2012.

220120134

A série histórica deste indicador está disponível em

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJ consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing , identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com