Páscoa e economia aquecida puxam queda nos pedidos de falência, revela Serasa Experian

Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações - Abril de 2011

Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações - Abril de 2011

Dos 133 requerimentos, 94 foram feitos por micro e pequenas empresas

Em abril, foram realizados 133 pedidos de falência em todo o Brasil, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações. Foi o menor número de requerimentos para o quarto mês do ano, desde a entrada em vigor da Nova Lei de Falências (julho/2005).  Dos 133 pedidos de falência, 94 foram feitos por micro e pequenas empresas, 24 por médias e 15 por grandes empresas.

As falências decretadas, por sua vez, também atingiram seu menor patamar em seis anos para o mês de abril. No quarto mês de 2011 houve 50 decretos, sendo 46 de micro e pequenas empresas, 3 de médias e 1 de grande. (Veja abaixo tabela completa).    

050520111

Para os economistas da Serasa Experian, a atividade econômica aquecida e o bom desempenho do comércio e da indústria de alimentos em abril, em razão da Páscoa, proporcionaram a geração de receitas acima do estimado, dando liquidez às empresas num ambiente de capital de giro caro. Deve-se considerar também o efeito-calendário, dado que abril teve o menor número de dias úteis do quadrimestre, o que colaborou para indicadores menores.

A dimensão da política monetária, em termos de juros e outras restrições ao crédito, para controle da inflação via desaquecimento da economia, definirá o futuro dos indicadores de insolvência das empresas.

Em maio, o efeito adverso causado pelo maior número de dias úteis (22) dos cinco primeiros meses do ano e pelos recursos financeiros que já estão mais caros pode ser compensado, eventualmente, por um bom Dia das Mães. As empresas não ligadas a bens de consumo, porém, deverão ter mais dificuldades em pagar suas dívidas no mês.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

# # #

Top